sexta-feira, 19 de julho de 2013

Hummm! Escondidinho Vegetariano/Vegano!

Bom dia!!!
Demorei, mas voltei por aqui!
Apareci hoje pra compartilhar uma receitinha muito da fácil com vocês! 
Por esses dias, estou restringindo carnes e, por isso, estou experimentando opções vegetarianas!
Quem diria!? Justo eu, que nunca gostei nadinha de legumes e verduras, aprendendo a gostar depois de "véia".... Bom, nunca é tarde, né? Ainda mais pra ser mais saudável!!

A receita de hoje eu inventei, usando opções de coisinhas que eu gosto e inserindo uma que, sinceramente, eu nunca tinha comido, mas sempre "odiei" (coisa de criança birrenta isso) - a couve-flor.
Vamos lá?

ESCONDIDINHO VEGETARIANO/VEGANO



Ingredientes: (vai depender da quantidade que você pretende fazer, eu fiz pra 6 ramekins pequenos)

Para o Purê:
- 300 g de mandioquinha;
- azeite a gosto;
- uma pitada de tomilho;
- sal a gosto;
- orégano para salpicar.

Para o Recheio:
- 1/2 maço de brócolis;
- 1/2 maço de couve-flor;
- 4 dentes de alho;
- Azeite extra virgem.

Modo de Preparo:

Do Purê:
Cozinhe a mandioquinha com um pouco de sal até ficar beeem macia! Depois, esprema para fazer o purê. Coloque um pouquinho de azeite na panela e depois coloque junto a mandioquinha espremida... Mexa bem, adicione o tomilho, mais um fiozinho de azeite, e misture tudo. Reserve. (Obs: não usei leite no purê, mas se você puder e quiser, pode usar, tá? Mas já vou avisando que não fez falta não!)

Do Recheio:
Pique bem o brócolis e a couve-flor, tipo em arvorezinhas bem miudinhas. Coloque para cozinhar no vapor por alguns minutos (não muitos), de modo a ficar meio macio, meio durinho... sabe? rs. Pique o alho bem pequenininho também. Depois, prepare uma frigideira antiaderente grande, untando com azeite. Frite um pouco o alho, depois coloque o brócolis e a couve-flor pra fritar também, se precisar, coloque um pouco mais de azeite... mas só um pouco. Tempere com sal enquanto frita! Quando o alho estiver douradinho, desligue o fogo.  

OK! Agora vamos montar os miniescondidinhos:


Coloque no fundinho do ramekin uma boa porção do recheio, cubra com o purê de mandioquinha, salpique o orégano e leve ao forno para gratinar por uns 10 minutinhos.
Voilà!
Tá, eu gratinei sem queijo... qua qua quá! Não faz sentido né? Não! Mas fica mais sequinha a bordinha do purê, e isso me conforta psicologicamente! rs.


Aproveitem! Fica uma delícia!
Beijos e até a próxima!!!

Luana

Fotos by Luduzzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post, eu vou adorar ;)

Imprima isso!